Auxiliar de Cozinha

   Na segunda-feira, dia sete de Janeiro, a mãe do Rodrigo, a Susana Serôdio, veio à escola apresentar a sua profissão.

   Ela é auxiliar de cozinha no pingo doce do Odivelas Parque. As suas funções são: ir buscar alimentos às arcas frigoríficas, com uma temperatura de 4ºC negativos, e entrega-los ao chefe de cozinha; nas arcas desfia a carne e o bacalhau; e no fim da comida estar pronta, coloca-a em tabuleiros de alumínio que vão para as arcas de arrefecimento. A Susana costuma ajudar a confecionar arroz de pato, lasanha do mar, bacalhau com natas e fritos. Tudo é cozinhado como se estivéssemos em nossa casa.

   Quando a mãe do Rodrigo chega ao trabalho coloca a roupa da rua num cacifo e vai buscar a sua farda a outro. Depois, passa por máquinas de desinfeção, das botas e das mãos. Ela usa uma touca, uma máscara, um avental e umas luvas, que todos os dias vão para o lixo.

   Recebe o ordenado no último dia do mês. Não pode faltar, nem chegar atrasada, porque descontam-lhe. Só pode ir à casa de banho quando está muito aflita.

   Ela trabalha 8 horas por dia, com uma hora de almoço, e por turnos.

   Gostámos muito que a Susana tenha vindo à nossa sala, porque nunca tínhamos visto uma auxiliar de cozinha a falar da sua profissão.

                                                                          Turma

                                                                            09/01/2013